Processo artísticos colaborativos — CORPOcontinuum - Mariane Teixeira
Desde 2008 além das minhas produções tenho outros projetos em paralelo com artistas que tem interesse de se utilizar ou desenvolver dispositivos para as suas poéticas. Sempre tive interesse e vontade de colaborar na produção de outros artistas, seja no campo das ideias, das trocas, das possibilidades quanto na execução de uma obra colaborativa. Aos poucos vou compartilhar processos que venho contribuindo nesses últimos anos.
O primeiro objeto dessas colaborações foi a obra CORPOcontinuum, onde fui convidado pela artista Mariane Teixeira. Essa obra fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Mariana na Universidade do Extremo Sul Catarinense — Unesc.
CORPOcontinuum
Em 2013 fui convidado pela artista Mariane Teixeira para colaborar na produção da sua obra que fazia parte do TCC da artista. Geralmente quando tenho um convite para colaborar em uma produção procuro ser neutro, procuro não apresentar uma solução no mesmo momento da conversa. A primeira conversa eu considero uma conversa de escuta, gosto de ouvir o que a artista tem interesse em propor, para só depois então refletir sobre possibilidades e uma possível solução.
A ideia que a Mariane me propôs foi desenvolver uma ativação que acontecia com a participação do publico ao vestir um casaco. No espaço expositivo era disposto um casaco em um suporte para o mesmo e em frente ao casaco tinha um vídeo projetado. Na projeção a artista aparecia vestindo o casaco. O participador da proposição ao vestir o casaco tinha sua imagem capturada por uma webcam e a imagem era mesclada com a da artista, como se os dois corpos ocupassem o mesmo lugar no espaço, porem em tempos diferentes entre passado e presente.
Sobre o processo de criação dos sensores, Jonas diz: “Quando recebi o desafio de desenvolver a parte técnica e de programação da obra CORPOcontinnum da artista Mariane Teixeira, comecei a me questionar que métodos e materiais poderiam estar usando para a construção da obra. Com a grande quantidade de programas disponíveis hoje para artistas estarem criando suas obras, entre eles os mais conhecidos como o Arduino, Processing e Pure Data, acabei optando pelo Pure Data por trabalhar mais com a questão vídeo /áudio e pela sua linguagem leve e de fácil programação. O Pure Data é um software específico que facilitou muito a obra e no desafio de fazer com que interador invoque a presença da artista. A obra consiste em um datashow que fica exibindo tudo o que uma webcam esta capturando a sua frente, porém um casaco chama a atenção em usá-lo. A partir do momento que o interador, o público coloca o casaco um vídeo da artista se mixa ao que esta acontecendo ao vivo na webcam. É como se o casaco invocasse a presença da artista e nesse momento a artista e o público começam a ocupar o mesmo vídeo”
Nesse método de dialogo com artistas busco manter uma fidelidade a ideia apresentada, propondo possíveis soluções. Naquela época de 2013 já estava tendo os primeiros contatos com o arduino, processing e Pure Data diferente do que relatei recentemente em uma outra postagem que falo da obra Parasite Vírus que desenhei em 2008 e que na epoca da sua concepção o arduino ainda era um dispositivo distante para a execução da obra. A obra da Mariane por se tratar de uma proposição com vídeo/áudio acabei optando pela execução da através do Pure Data. Se você não conhece o Pure Data, trata-se de:
um ambiente de programação gráfica para áudio e vídeo usado como ambiente de composição interativo e como estação de síntese e processamento de áudio em tempo real. Foi originalmente desenvolvido por Miller Puckette (IRCAM) e, por se tratar de um projeto de código aberto, conta com uma grande base de desenvolvedores trabalhando em extensões para o programa.
A partir das primeiras conversas comecei a testar o PD com códigos simples apenas mixando os vídeos a partir de uma ativação do teclado. Ao clicar uma tecla o vídeo gravado pela artista se misturava em tempo real com o vídeo capturado pela webcam.
Primeiros testes em PD — Maio de 2013 — acervo da Artista Mariane Teixeira
Primeiros testes em PD — Maio de 2013 — acervo da Artista Mariane Teixeira
Para a execução física da obra acabei utilizando um mouse sem fio, afim de facilitar todo o processo. Já tinha o arduino e outros dispositivos disponíveis para a utilização, porem não tínhamos a conectividade, o IOT (Internet of Things), a internet das coisas de uma forma tão acessível como nos dias de hoje.
A partir de um mouse sem fio, hackei esse dispositivo utilizando o botão do mouse como botão ativador da proposição. Por ser um casado de época ele tinha ombreiras onde foi possível inserir o mouse o tornando quase imperceptível. A partir do clique do mouse no ombro do participador era gerada uma ação no PD que mixava os dois vídeos, o vídeo da artista e o vídeo exibido pela webcam.
CORPOcontinuum em exibição na Galeria Octavia Búrigo Gaidzinski
Pena que naquela época foram poucos os registros do processo tanto os esboços de projeto quanto as imagens da construção física da obra. Mais tarde com o passar dos anos fui tendo consciência da importância desses registros tanto de uma forma documental de processo quanto para ter base para uma reexecução da obra a partir das etapas de construção da mesma. Logicamente essa obra nos dias de hoje poderia ser facilmente atualizada.
Em breve quero compartilhar outras parcerias. Por hoje vou ficando por aqui.
Se você ficou interessado e quer conhecer um pouco mais sobre as obras e o meu processo entre em contato comigo pelas redes sociais vai ser um prazer conversar com você! No meu site http://jonas.art.br/ tem todos os links para redes sociais, contatos e o meu portfólio.
Se você leu até aqui obrigado! Em breve quero compartilhar outras parcerias. Se você ficou interessado e quer conhecer um pouco mais sobre as obras e o meu processo entre em contato comigo pelas redes sociais vai ser um prazer conversar com você! No meu site tem todos os links para redes sociais, contatos e o meu portfólio.