O que nos move
2020, Vasos, feijões, circuitos eletrônicos, frequências luminosas e sonoras relacionadas aos chakras do corpo humano 1,50x1m
Matéria Muta foi uma exposição que aconteceu de 3 a 10 de dezembro de 2022 no Atelier FFAC e Atelier Liliane Braga localizados na Fabrica Bering no Rio de Janeiro. Na ocasião pude apresentar a obra O que nos move que teve sua primeira apresentação na exposição Estopim e Segredo em 2019 na Escola de Artes Visuais no Parque Lage, Rio de Janeiro.
Diferente da sua primeira ativação na exposição Estopim e Segredo onde a obra se encontrava em uma área mais escura, pouco iluminada, na exposição Matéria Muta a obra ficou em um ambiente mais claro, ficando em uma escuridão somente à noite. Essa diferença pensei ser interessante para ver se haveria diferença no germinar das sementes.
O que nos move
A partir da luz e do som relacionados aos chakras do corpo que usamos habitualmente em processos de meditação e equilíbrio, a obra O que nos move busca observar como essas frequências de chakras podem influenciar o germinar e o crescimento de plantas. Nessa experiência são utilizados sementes de feijão que são distribuídas em 7 vasos, cada vaso tem uma cor e uma frequência sonora específica relacionada um chakra e são emitidas em um ciclo começando do chakra da raiz (primeiro chakra) até o chakra coronário (sétimo chakra).