Cursos

p_anos para o futuro

Arquivos de artista:
como criar memórias e organizar referências

p_anos para o futuro

Arquivos de artista: como criar memórias e organizar referências

Processos artísticos demandam pesquisa e experimentação. Quanta informação é gerada entre uma ideia, o início de uma pesquisa e a finalização de um trabalho? E se essas informações pudessem ser registradas e organizadas de modo a servir tanto como um repositório de informações para outras pesquisas quanto auxiliar na criação de memórias sobre processos artísticos?

Este curso apresentará algumas ferramentas para artistas que querem organizar seus arquivos e o background de suas produções, trazendo subsídios para a criação de uma linha do tempo de sua produção artística, para a elaboração de portfólios e de outras formas de difusão de seu trabalho.

Serão 3 aulas com conteúdos relacionados ao dia a dia do artista, demonstrando metodologias e programas para organizar referências, textos, croquis, imagens e estudos que nem sempre são a versão final dos trabalhos, mas que podem servir de repositório para novas pesquisas e para apresentação dos processos e das escolhas de um artista ao longo de sua trajetória.

Programa

Aula 1 - Organização de arquivos Na produção, o artista cria inúmeros conteúdos como rascunhos, estudos, desenhos, fotografias, vídeos, anotações e textos que podem se perder ao longo do processo, caso não haja um esforço na organização desse material. Pensando que esses materiais fazem parte da construção de uma obra de arte e do repertório do artista, serão apresentadas algumas metodologias e programas que auxiliam na organização dessas memórias.

Aula 2 - Site, portfólio, redes e outras ferramentas para apresentação da produção artística A importância da atuação nas redes sociais e a construção de um portfólio que apresente a produção artística serão o eixo central desta aula. Serão mostrados alguns exemplos de portfólios e de programas gratuitos para criação de um material consistente para ser enviado a agentes e instituições culturais.

Aula 3 - Compartilhando processualidades além da obra A partir da organização do conteúdo de background é possível compartilhar os processos que nem sempre são expostos. Essa é uma boa estratégia para conquistar uma maior visualização nas redes sociais, por exemplo. Serão abordadas algumas formas de compartilhamento de processo criativo com apresentação de experiências de artistas e instituições culturais.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.


Clique aqui para acessar a pagina de inscrição

Arte e tecnologia: poéticas e práticas

p_anos para o futuro

Arte e tecnologia: poéticas e práticas

Um breve panorama sobre a arte e tecnologia passando por diversos artistas, obras que marcaram a história da arte. A intenção nessa conversa é observar as primeiras aproximações entre artistas e dispositivos eletrônicos.

Aula 1 - História da arte e tecnologia Um breve panorama sobre a arte e tecnologia passando por diversos artistas, obras que marcaram a história da arte. A intenção nessa conversa é observar as primeiras aproximações entre artistas e dispositivos eletrônicos.

Aula 2 - Tecnologias mediadoras para produções artísticas Aqui falaremos das diversas possibilidades tecnológicas possíveis de serem utilizadas na confecção/produção de uma obra. Iremos falar das possibilidades de diálogo com outros pares que podem colaborar na concepção da obra.

Aula 3 - Artistas contemporâneos que utilizam tecnologia em suas produções. Festivais, eventos e laboratórios. Como artistas contemporâneos utilizam soluções eletrônicas em suas produções. Como se dá essa aproximação? Quais são os artistas brasileiros hoje produzindo obras nessa vertente. Indo além de onde estão os laboratórios, eventos e seminários que tratam do assunto.

Aula 4 - Aula pratica onde analisamos a produção de alguns alunos e a partir do interesse analisamos a possibilidade de utilização de dispositivos eletrônicos na suas produções.

Mais informações em breve