Nossa como você é obediente - Camilla Braga e Jonas Esteves

Compartilhando mais sobre processos de forma colaborativa com outros artistas e dando um pequeno salto na linha do tempo dessa colaborações gostaria de apresentar uma obra que produzi em parceria com a artista Camilla Braga.

Durante a minha permanência no Parque Lage entre 2019 a 2020 pude compartilhar processos, indagações, experimentos e ideias com um grupo de artistas legais do programa de Formação e Deformação.

Nossa como você é obediente

Grupo formação e deformação do Parque Lage em visita ao ateliê da artista Lucia Laguna

Foram mais de 9 meses de encontros, falas publicas e conversas em atelier de artistas. Ao final do curso fizemos uma exposição em 5 cortes que levava o nome de Estopim e Segredo. Cada corte um grupo de artistas se apresentava, eu participei do Corte 3 e a Camilla do Corte 4. Em um outro momento eu compartilho um pouco da experiência dessa exposição, nesse momento quero focar na parceria que tive com a Camilla na obra Aperte aqui.

Nossa como você é obediente

Essa obra nasce de uma provocação da Camilla numa conversa por Whats, num dispositivo que em um primeiro momento é simples, consiste em um botão que ao ser apertado executa uma frase que a principio era: Você é obediente. No decorrer da conversa questionamos a tecnologia empregada na arte, de uma forma superficial arranhando uma camada visível em alguns processos, seriamos nos funcionários de uma obra, de um dispositivo ao ativa-lo? Essa ação seria provocada por uma frase escrita próxima a obra, um "Aperte aqui!"

Nossa como você é obediente

Depois das conversas com a Camilla comecei a pensar sobre a obra, como executar ela. Nesse contexto me lembrei de um filme chamado "The Box". Nesse filme um senhor oferece uma caixa a uma mulher, essa caixa tem um botão que ao ser apertado ela ganha uma quantia de dinheiro, porem uma pessoa que ela não conhece morre. O filme é muito intrigante, tanto pela trama em torno do mistério dessa caixa quanto pelo comportamento das pessoas que com o decorrer do tempo vai sendo alterado, vale a pena conferir.

Nossa como você é obediente

A caixa do filme The Box, você pode saber um pouco mais do filme no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Box

Nessa época da conversa com a Camilla eu tava numa correria de fim de ano, estava participando de uma exposição coletiva, os processos do mestrado entre outros trabalhos, mas queria demais colaborar com o trabalho da Camilla. Por fim em uma das idas para comprar componentes no Saara, aqui no Rio de Janeiro comprei a caixa para fazer a obra.

Nossa como você é obediente

Alguns dos componentes utilizados na confecção da obra. Arduino, Raspberry, fios, parafusos uma estrutura em acrílico, a caixa e um botão de fliperama.

Os componentes que utilizei na obra eu já os tinha, são ferramentas do meu dia-a-dia. Basicamente a obra funcionava com a ativação do botão ligado ao Arduino, o Arduino ligado ao Raspberry que está rodando uma programação em Processing que ativa o som. Em um outro momento eu vou fazer uma postagem mais extensa sobre o Arduino, Raspberry e programação criativa, onde uso e como as uso e como o sistema que desenvolvi nessa proposta poderia ser melhor simplificado facilitando o funcionamento e ativação da obra.

Nossa como você é obediente

Obra Aperte aqui, ainda faltava pintar.

Posteriormente depois de montar todo o sistema, inserir o botão e ver que a obra estava funcionando pintei a caixa de preto.

Teste de atelier, registro da Caroline Soares

A obra ficou disposta na exposição estopim e segredo corte 4 no Parque Lage entre

Aperte aqui - Caixa de madeira, botão de fliperama, arduino, raspberry e caixa de som. 2019/2020 Camilla Braga e Jonas Esteves

Por hora é isso que tenho pra compartilhar desse trabalho que foi um prazer executar a partir da provocação da querida Camilla Braga. Se você não conhece a Camilla corre pra ver a produção dessa artista questionadora, provocadora, que brinca (nem sempre) com fogo e com o circuito. Acessa o instagram e acompanha a produção dela mais de perto clicando aqui!Acessa o instagram e acompanha a produção dela mais de perto clicando aqui!BlogAcessa o instagram e acompanha a produção dela mais de perto clicando aqui!

Nossa como você é obediente

Se você leu até aqui obrigado! Em breve quero compartilhar outras parcerias. Se você ficou interessado e quer conhecer um pouco mais sobre as obras e o meu processo entre em contato comigo pelas redes sociais vai ser um prazer conversar com você! No meu site tem todos os links para redes sociais, contatos e o meu portfólio.